II Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior

• Quando 29/03/2023 até 31/03/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Onde Faculdade de Direito da USP (SanFran) / Híbrido
  • Site Visite o site do evento
  • Adicionar evento ao calendário iCal

II Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior

Tema: O Direito à Diferença.

Associação Nacional de Inclusão do Autista (ANIA/BR), organização social sem fins lucrativos, tem como objetivo estrutural desenvolver estratégias para que todo autista e pessoa com deficiência tenham garantido o direito pleno à cidadania, quebrando as barreiras arquitetônicas, atitudinais, sociais, de transporte e de comunicação que impedem a realização desses direitos.

No entanto, garantir a acessibilidade não é sinônimo de garantir a inclusão. Criar contextos que, ao longo do tempo, potencializem ações éticas inclusivas e transformadoras é missão de toda a sociedade, governos e comunidade acadêmica no sentido de desenvolver uma cultura pautada na Ética da Inclusão. Incluir é garantir o acesso pleno aos Direitos Humanos, sem que a deficiência, cor da pele, gênero, etnia, orientação sexual e origem sejam utilizadas como impedimento para o exercício pleno de tais direitos. Por esta razão, é fundamental a articulação entre sociedade, poder público e IES no sentido de promover a inclusão como direito humano e fundamental (constitucionalmente garantido).

Em razão da pandemia, as edições anteriores foram realizadas virtualmente. O II Simpósio será realizado presencialmente em parceria com a Faculdade de Direito da USP (SanFran), que se destacou em 2022 pela criação de protocolo pedagógico que garantem a efetividade da Lei Brasileira de Inclusão e dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos dos quais o Brasil é parte signatário. Além disso, compreendemos a SanFran como espaço simbólico privilegiado, pois historicamente se notabilizou pela defesa dos Direitos Humanos.

Ao sermos recebidos pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Universidade de São Paulo), buscamos agregar a poderosa mensagem de que se é possível que a mais antiga e tradicional faculdade do Brasil rompa a barreira atitudinal do preconceito, se adapte e acolha as diferenças, não há razão para que outras instituições de ensino superior (IES) não o façam.

Em tempo, a Educação Básica é a etapa inicial e fundamental do sistema educacional, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. É a primeira etapa da educação formal, que visa fornecer aos estudantes as habilidades e competências necessárias para sua formação e desenvolvimento integral, sem inclusão na Educação Básica, não há pressupostos que possibilitem o acesso ao Ensino Superior, desse modo buscamos uma atuação articulada em todas as fases da educação.

Modalidade:

Híbrida

Certificação:

Certificação de 36h emitida pela Faculdade de Direito da USP em conjunto com Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas

IMPORTANTE - Apenas os participantes presenciais receberão certificado de participação!

Abertura:

- Prof. Doutorando Guilherme de Almeida (Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas)

- Profª. Dra. Ana Lúcia Duarte Lanna (Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento da USP) - aguardando confirmação

Palestras:

Educação como Direito e o Direito à Educação: a pedagogia humanizadora como instrumento de inclusão das diferenças.

Palestrante: Prof. Dr. Cesar Nunes (Unicamp)

Mensagem às Famílias e aos Professores sobre Autismo e Educação.

Palestrante: Profª. Drª. Temple Grandin (Colorado State University)

Adultos no Espectro Autista: desafios diários e ao longo da vida.

Palestrante: Profª. Drª. Gisella Fadda

Estratégias de Ensino para Jovens e Adultos Autistas no Ensino Superior.

Palestrante: Profª. Me. Valdirene Armenara (UNIFESP)

O Direito à Diferença e a Ética da Inclusão.

Palestrante: Profª. Drª. Maria Teresa Mantoan (FE/UNICAMP)

O Sentimento de Inadequação de Jovens e Adultos na Contemporaneidade.

Palestrante: Prof. Doutorando André Torres (FE/UNICAMP)

Intersecções: Mulher, Mãe, Preta e Autista.

Palestrante: Gabriela Guedes (Jornalista)

O Direito à Saúde e ao Bem-estar: o potencial da Cannabis Medicinal para tratamento de pessoas autistas e com síndromes raras.

Palestrante: Prof. Dr. Vinicius Barbosa (Hospital Sírio-Libanês)

A Conquista do Canabidiol na Rede Pública de Saúde de São Paulo para o Povo.

Palestrante: Dep. Estadual Caio França (ALESP)

Mesa- redonda: Mães, Mulheres, Poder e a Defesa dos Direitos das Pessoas Autistas e com Deficiência

Palestrante: Dep. Estadual Andréa Werner (ALESP) e Dep. Estadual Solange Freitas (ALESP)

População Trans e Autismo: Direitos Negados e Invisibilização.

Palestrante: Profª. Me. Sophia Mendonça (UFMG)

Projeto de Neurodiversidade de Stanford: Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade

Prof. Dr. Lawrence Fung (Stanford University)

Educação Inclusiva no Ensino Superior: a Experiência da União Europeia